O E-mail Marketing como ferramenta de comunicação
O E-mail Marketing é toda comunicação direta, via e-mail, que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de e-mails. Para começar, podemos dizer que o E-mail Marketing é uma prática de comunicação que conecta de forma direta empresas e seu público através de um canal de comunicação eficiente para marketing.
Desse modo, o uso adequado do E-mail Marketing torna-se um recurso muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais interessados. A plataforma tem potencial para transformar esse contato em cliente. Sua empresa ainda economiza tempo, entregando mensagens mais rápidas para a audiência.
Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, cartões comemorativos, avisos, entre outros. Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados para a venda de um produto, newsletters, datas comemorativas, comemorações e muito mais.
Newsletter
O objetivo principal desse tipo de e-mail é informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre seu negócio ou sobre seu nicho de mercado. Elas costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo.
E-mail promocional
No caso do e-mail, “promocional” é no sentido de “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Um e-mail promocional pode ser:
- de produtos físicos (como é o caso de e-commerces e empresas de varejo em geral);
- de produtos/serviços digitais (como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas);
- de produtos digitais gratuitos (como é o caso de e-Books, ferramentas, webinars).
E-mail de datas comemorativas
Essas campanhas podem ser mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral.
Algumas ações que você pode fazer com um software de E-mail Marketing:
- Segmentar seus contatos: para ter controle do público que irá receber seus e-mails;
- Criar layouts eficientes: para ajudar na criação do design de seus e-mails e criar templates replicáveis;
- Automatizar o disparo de suas campanhas: para ganhar produtividade e eficiência no envio de e-mails;
- Acompanhar o desempenho dos disparos: para ver quantas aberturas e cliques tiveram suas campanhas, dentre outras estatísticas.
Dentro das atividades, é preciso ter em mente os seguintes pontos: escolha de público, planejamento de conteúdo, criação de templates e frequência de disparos.
Depois do processo, é sempre importante fazer uma análise para ver se as estratégias de envio de e-mail estão correspondendo ao planejado.
Veja mais:
- Escolha de público:
Entender seu público, possuindo as ferramentas e a estrutura correta, é importante que você tenha uma estratégia definida.
- Planejamento de Conteúdo:
Estabeleça um texto eficiente e uma comunicação visual padrão. Dentro da identidade visual, o uso adequado serve para que seus contatos, ao abrirem seus e-mails, saibam rapidamente identificar qual empresa está se comunicando.
3. Criação de Templates:
Utilize a diagramação adequada. Verifique espaçamento, legibilidade, fotos criativas e uma comunicação facilitada.
4.Frequência de Disparos:
Tenha uma frequência equilibrada de envio de e-mails. Isso porque, caso você envie e-mails demais, sua base irá saturar e suas taxas de abertura irão diminuir.
Para a eficiência dos conteúdos, segue outras dicas importantes:
Mantenha a objetividade
Assuntos longos podem não se destacar efetivamente. Tente optar pela clareza e objetividade no compartilhamento dos textos, para que fique fácil de entender.
Use palavras – chave no conteúdo
Inclua no título palavras que se assemelham com o seu segmento de atuação. Vamos pegar o caso de uma agência de publicidade, por exemplo.
Use: marketing digital, planejamento, comunicação, foto, redes sociais, etc.
Texto (ou corpo) do e-mail
Depois de criar expectativa no seu Lead e fazê-lo abrir o e-mail com um título chamativo, é hora de caprichar no texto do e-mail.
A ideia é ser objetivo, escrever com um propósito claro e ir direto ao ponto. Estabeleça se o e-mail se trata de uma oportunidade, uma oferta, desconto etc. e trabalhe suas frases pensando nesse objetivo.
Call-to-Action (CTA)
Call-to-Action (CTA), em tradução literal, significa “chamada para ação”, e é esse mesmo o objetivo do seu uso: indicar a uma pessoa qual é o próximo passo que deve ser realizado em determinada situação.
Portanto, para garantir uma comunicação eficiente para o seu público-alvo dentro do e-mail marketing, é necessário que haja compreensão nos conteúdos, ou seja, reforçar os benefícios e oportunidades que o seu negócio oferece de maneira fácil. Para isso, as análises dos e-mails melhoram as chances de qualificar o seu conteúdo ao leitor. O conteúdo rico promove interesse aos seus serviços, e consequentemente, os contatos se tornam clientes.