Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Marketing Mix, são: Produto, Preço, Praça e Promoção

 

Em um planejamento estratégico, há várias metodologias que podem ser utilizadas para criar forma ao seu negócio. Dentre as diversas possibilidades, podemos citar os 4P’s. A prática permite o gestor elaborar uma análise de 4 áreas de um negócio: Produto – O que é vendido; Preço – Por quanto é vendido; Praça – local da venda; Promoção – Estratégia de divulgação da marca;

Abaixo, vamos explicar detalhadamente os tópicos do composto de marketing:

P de Produto

O produto se refere àquilo que a empresa vende. Assim, esta categoria do mix de marketing aborda aquilo que é comercializado por determinada empresa. O conceito de produto, neste caso, envolve tudo aquilo que é oferecido aos clientes. Disponibilize diferenciais e qualidade para o seu produto. Defina as funcionalidades do seu produto e as novidades que ele pode oferecer. O seu design precisa ter acessibilidade e atração, além da durabilidade.

P de Preço

As marcas que geram mais valor agregado para o cliente têm mais chances de serem escolhidas, mesmo que seu preço seja mais alto que o da concorrência. O preço, obviamente, se refere ao valor de venda do seu produto, o quanto ele custa para a aquisição pelo cliente. Promova a acessibilidade de seus produtos, através do preço. Contudo, você precisa de um preço justo perante o mercado, mas que seja suficiente para garantir o cumprimento de seus compromissos financeiros.

Como ter um bom preço?

Novamente, a definição de um bom preço passa pela pesquisa de mercado e quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo que oferece.

P de Praça

O nome “praça” nem sempre é entendido com clareza, mas seu significado dentro de uma estratégia de marketing é o de lugar. Ou seja, onde o produto é oferecido. Por exemplo, o consumidor pode ter contato com seu produto pelo comércio eletrônico, físico ou em ambos, o que está cada vez mais em evidência a partir da proposta omnichannel.

E mesmo na internet, isso pode acontecer em site próprio, em um marketplace ou em outros canais, como Facebook e WhatsApp. Definir a praça corretamente significa disponibilizar seu produto onde o seu cliente está. Pense nas plataformas e lugares que seus clientes ideais estão e esteja lá, podendo ser através de lojas físicas ou online.

P de Promoção

O ‘P’ de promoção é a maneira de divulgação do produto, o conjunto de ações empregadas com o objetivo de promover sua marca e o que ela oferece, de modo a fazer dela uma escolha natural quando uma necessidade de consumo surgir para o seu público. Resumidamente,  é como você vai tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda às necessidades e desejos do seu público.  As ações para a realização do conceito baseiam-se nos melhores canais para apresentar as suas ações, e quando e onde há a possibilidade de divulgar, de forma eficiente, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo. Outro aspecto importante para levar em consideração é a voz e o tom de voz da empresa. A comunicação é mais tranquila ou mais séria? Formal ou informal? Tudo isso depende, novamente, das suas personas e com quem você quer estabelecer um diálogo.

Portanto, elaborar um conjunto de estratégias que facilitam o engajamento da empresa é primordial. A organização permite a maior compreensão dos fatos e facilita a gestão do negócio. As ideias em escala possibilitam o crescimento da empresa, pois a análise permite um estudo mais aprimorado. Por isso, desenvolva essa metodologia e verifique os pontos que você precisa considerar.

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