O E-mail Marketing como ferramenta de comunicação

 

O E-mail Marketing é toda comunicação direta, via e-mail, que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de e-mails. Para começar, podemos dizer que o E-mail Marketing é uma prática de comunicação que conecta de forma direta empresas e seu público através de um canal de comunicação eficiente para marketing.

Desse modo, o uso adequado do E-mail Marketing torna-se um recurso muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais interessados. A plataforma tem potencial para transformar esse contato em cliente. Sua empresa ainda economiza tempo, entregando mensagens mais rápidas para a audiência.

Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, cartões comemorativos, avisos, entre outros. Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados para a venda de um produto, newsletters, datas comemorativas, comemorações e muito mais.

 

Newsletter

O objetivo principal desse tipo de e-mail é informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre seu negócio ou sobre seu nicho de mercado. Elas costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo.

 

E-mail promocional

No caso do e-mail, “promocional” é no sentido de “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Um e-mail promocional pode ser:

  • de produtos físicos (como é o caso de e-commerces e empresas de varejo em geral);
  • de produtos/serviços digitais (como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas);
  • de produtos digitais gratuitos (como é o caso de e-Books, ferramentas, webinars).

 

E-mail de datas comemorativas

Essas campanhas podem ser mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral.

 

 

Algumas ações que você pode fazer com um software de E-mail Marketing:

  • Segmentar seus contatos: para ter controle do público que irá receber seus e-mails;
  • Criar layouts eficientes: para ajudar na criação do design de seus e-mails e criar templates replicáveis;
  • Automatizar o disparo de suas campanhas: para ganhar produtividade e eficiência no envio de e-mails;
  • Acompanhar o desempenho dos disparos: para ver quantas aberturas e cliques tiveram suas campanhas, dentre outras estatísticas.

 

Dentro das atividades, é preciso ter em mente os seguintes pontos: escolha de público, planejamento de conteúdo, criação de templates e frequência de disparos.

Depois do processo, é sempre importante fazer uma análise para ver se as estratégias de envio de e-mail estão correspondendo ao planejado.

 

Veja mais:

  1. Escolha de público:

Entender seu público, possuindo as ferramentas e a estrutura correta, é importante que você tenha uma estratégia definida.

 

  1. Planejamento de Conteúdo:

Estabeleça um texto eficiente e uma comunicação visual padrão. Dentro da identidade visual, o uso adequado serve para que seus contatos, ao abrirem seus e-mails, saibam rapidamente identificar qual empresa está se comunicando.

 

3. Criação de Templates:

Utilize a diagramação adequada. Verifique espaçamento, legibilidade, fotos criativas e uma comunicação facilitada.

 

4.Frequência de Disparos:

Tenha uma frequência equilibrada de envio de e-mails. Isso porque, caso você envie e-mails demais, sua base irá saturar e suas taxas de abertura irão diminuir.

 

Para a eficiência dos conteúdos, segue outras dicas importantes:

Mantenha a objetividade

Assuntos longos podem não se destacar efetivamente. Tente optar pela clareza e objetividade no compartilhamento dos textos, para que fique fácil de entender.

 

Use palavras – chave no conteúdo

Inclua no título palavras que se assemelham com o seu segmento de atuação. Vamos pegar o caso de uma agência de publicidade, por exemplo.

Use: marketing digital, planejamento, comunicação, foto, redes sociais, etc.

 

Texto (ou corpo) do e-mail

Depois de criar expectativa no seu Lead e fazê-lo abrir o e-mail com um título chamativo, é hora de caprichar no texto do e-mail.

A ideia é ser objetivo, escrever com um propósito claro e ir direto ao ponto. Estabeleça se o e-mail se trata de uma oportunidade, uma oferta, desconto etc. e trabalhe suas frases pensando nesse objetivo.

 

Call-to-Action (CTA)

Call-to-Action (CTA), em tradução literal, significa “chamada para ação”, e é esse mesmo o objetivo do seu uso: indicar a uma pessoa qual é o próximo passo que deve ser realizado em determinada situação.

 

Portanto, para garantir uma comunicação eficiente para o seu público-alvo dentro do e-mail marketing, é necessário que haja compreensão nos conteúdos, ou seja, reforçar os benefícios e oportunidades que o seu negócio oferece de maneira fácil. Para isso, as análises dos e-mails melhoram as chances de qualificar o seu conteúdo ao leitor. O conteúdo rico promove interesse aos seus serviços, e consequentemente, os contatos se tornam clientes.

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