Qual a função de um profissional de Relações com Investidores?

Relações com investidores (RI) é uma área presente em empresas de capital aberto — aquelas com ações negociadas na B3, bolsa de valores brasileira. A atividade do profissional de RI busca gerenciar adequadamente as expectativas do mercado e construir a credibilidade da companhia.

 

Qual-a-funcao-do-profissional-de-Relações-Institucionais

 

O que o profissional de RI faz na rotina de trabalho?

A visão estratégica de relações com investidores nasce da intersecção de três perspectivas de finanças. São elas:

Perspectiva corporativa

É qualificada a partir do entendimento profundo sobre o desempenho da companhia e as necessidades de financiamento para a execução de seu plano de negócios. Também envolve a compreensão do engajamento com os agentes do mercado financeiro para facilitar as opções de funding;

Perspectiva de mercado

É a análise do ambiente geral do mercado financeiro, tais como fluxo de capitais globais e tendências de liquidez de ativos. Os impactos desses fatores devem ser assimilados não só no desempenho das ações e títulos de dívida da companhia, mas também na disponibilidade de opções de funding existentes em determinados contextos;

Perspectiva de portfólio

Estuda a posição da empresa na competição pelo capital, sob a ótica do investidor. Ou seja, é a visão que analisa como a companhia se destaca na bolsa de valores frente a tantas outras alternativas e quais são os pontos importantes na escolha de um determinado portfólio de investimentos.

 

Relações com investidores na prática

Para entender a dinâmica e a correlação entre essas três perspectivas, vamos analisar dois exemplos. Em momentos de fechamento de fluxo de capitais como aconteceu durante a crise econômica mundial de 2008, há um impacto grande em fatores que influenciam as perspectivas de mercado e de portfólio. Logo, a perspectiva corporativa também sofre consequências profundas. O setor de relações com investidores deve ser capaz de perceber e assimilar essas mudanças rapidamente e, assim, reformular a sua estratégia e gerir as expectativas dos stakeholders. Esse processo é especialmente importante para manter um bom engajamento com stakeholders que, externamente, são os investidores e, internamente, os gestores da companhia.

Outro exemplo: uma companhia sofre uma disrupção na sua produção por causa de um acidente. A área de RI tem de agir de forma rápida para entender como a mudança na perspectiva corporativa pode impactar a competitividade da empresa no mercado de capitais, trazendo mudanças drásticas na sua perspectiva de portfólio e, eventualmente, levando a uma necessidade de engajamento maior com os investidores no curto e médio prazo.

Sem essa visão estratégica unificando as três perspectivas de finanças, a área de relações com investidores não consegue exercer sua função de maneira eficiente.

 

Compliance

O profissional de RI deve garantir que a companhia siga as obrigações regulatórias de uma companhia de capital aberto (regidas pela CVM no Brasil, SEC nos EUA, FSA no Reino Unido e assim por diante). Além disso, deve entender e garantir que os princípios de governança corporativa sejam implementados, tanto nas situações em que há determinações específicas (caso dos níveis de governança da B3), ou apenas práticas recomendadas.

 

Comunicação

Cabe ao departamento de RI desenvolver os processos para divulgação de informações obrigatórias ou adicionais sobre a companhia. Nós realizamos a publicação de Demonstrações Financeiras, Atos Societários, Editais de convocação, Licitações, etc. O conteúdo mínimo de informações a serem divulgadas deve obedecer as determinações regulatórias, mas a boa prática recomenda (e o mercado normalmente exige) que informações adicionais sejam divulgadas de forma voluntária, para melhorar o posicionamento competitivo da companhia dentro da perspectiva de portfólio descrita anteriormente.

No pilar de comunicação também estão inclusos o desenvolvimento dos canais de distribuição e engajamento (mailing, site de RI, mídias sociais) com o mercado financeiro e a organização de eventos, como o Investor Day. O desafio de diferenciação para o público externo ocorre primordialmente nesse pilar de comunicação, pois o RI deve ser capaz de contar de modo claro, consistente e convincente a história de investimento da companhia.

 

Inteligência de mercado

Esse é um tópico extremamente importante na atividade de RI, pois serve como base para a elaboração de todo planejamento da área. Inclui:

  • análise dos concorrentes do setor e, de modo mais abrangente, dos concorrentes de investimento;
  • realização de estudos de benchmarking e auditorias de percepção para entender qual a percepção dos stakeholders sobre a companhia;
  •  identificação e análise do perfil de sua base acionária para acompanhamento dos maiores compradores e vendedores, adequação do perfil de acionistas em face da estratégia da companhia;

 

Feedback estratégico interno

A função de coletar as reações e opiniões do mercado (dissonantes ou não) relacionadas ao desempenho e ao plano de negócios da companhia, é igualmente importante. A área de relações com investidores está na intersecção das três perspectivas de finanças citadas e tem a oportunidade única de interagir com vários agentes do mercado que trazem informações bastante variadas e valiosas sobre as tendências gerais. Por isso, o profissional de RI deve trabalhar ativamente para servir como um canal de feedback contínuo do mercado.

Como o próprio nome sugere, a atividade de relações com investidores é baseada no relacionamento e exige transparência e planejamento dos profissionais da área, além de visão analítica e diligência.

Ter uma rede de informações, atender de forma personalizada, fortalecer sempre um diálogo, estabelecer relações e comunicar-se com diversos públicos passou a ser primordial nas empresas.

 

Entre em contato conosco:

Linkedin: Elipse Publicidade

Instagram: @elipsepublicidadeoficial

Facebook: Elipse Publicidade

WhatsApp: (11)99265-6886 ou acesse o link: wa.me/message/A6G4UBK2AYYKH1

 

Fonte:

capitalaberto.com.br

Deixe uma resposta