Como estabelecer uma comunicação eficiente ao mercado de trabalho?

Comunicar-se de forma adequada é necessário para lidar com clientes, parceiros e fornecedores — seja para negociar, persuadir ou fazer acordos.

Quer descobrir a importância da comunicação no ambiente de trabalho e ter sucesso na sua carreira? Fique por dentro das informações que reunimos neste post!

Na Elipse Publicidade, as nossas práticas são elaboradas para garantir facilidade na realização de serviços. A nossa maior especialidade é a nossa agilidade de retorno via e-mail, dando suporte necessário para o cliente, fornecedor e parceiros.

 

Por quê a comunicação é tão importante?

Aqui na Elipse Publicidade, todas as atividades que realizamos envolve a comunicação. A comunicação adequada favorece a entrega bem-sucedida de sua mensagem, permitindo assim, a compreensão do contexto. Quando a informação é resumida e bem explicada, há um controle de dados. A Elipse Publicidade possui qualidades ímpares que relativizam uma comunicação rápida aos seus clientes.

 

Melhora a integração da equipe

Com uma boa comunicação, toda a equipe consegue administrar as suas tarefas. Assim, fica mais fácil dividir funções, trocar ideias e resolver demandas. É uma maneira também de conhecer melhor os clientes.

Além disso, quando há valorização da comunicação, é possível dar e receber feedback de forma constante, possibilitando que todo o time seja ouvido e saiba o que a empresa espera de cada profissional.

 

Aumenta a produtividade e inovação

Quando as mensagens são transmitidas com clareza e sem ruídos na empresa, seja em reuniões, por e-mail ou por qualquer outro canal, os processos fluem melhor. A comunicação favorece o andamento organizado de suas tarefas.

Com isso, é possível trabalhar de maneira mais alinhada, aumentando a produtividade. Sem contar que, quanto mais o time expõe suas ideias, maiores são as chances de chegar a soluções diferenciadas, ou seja, de inovar dentro do mercado de trabalho.

 

Evita retrabalhos e erros

Quando a equipe mantém uma boa comunicação, as chances de erros nas atividades são menores, porque todas as etapas de um projeto são comunicadas, fazendo com que o time trabalhe de forma organizada.

Além disso, há uma troca maior de informações também com clientes, ou seja, você sabe quais são as exigências, o que reduz o retrabalho e, consequentemente, a perda de tempo.

 

Aprimora o contato com clientes/parceiros

Uma boa comunicação melhora o relacionamento com as lideranças e equipes, garantindo a eficiência de todos os processos administrativos. A habilidade de comunicação aprimora ainda o contato com clientes/parceiros, trazendo mais sucesso na apresentação de um produto ou serviço ou até mesmo no momento de negociar valores.

 

1.Como melhorar a sua comunicação?

Verifique as formalidades e as habilidades necessárias para que você possa transmitir sua mensagem de maneira eficiente. Desse modo, você consegue transmitir o que precisa, evitando falhas que podem trazer algum ruído na conversa.

 

  • Defina o melhor canal

Para garantir que as suas ideias sejam ouvidas e, assim, desenvolver melhor sua comunicação ao contexto corporativo, saiba qual é o melhor canal para conversar. Dependendo do assunto a ser tratado, o melhor é utilizar o e-mail ou algum aplicativo de mensagem oficial da empresa.

Muitas vezes, você terá a atenção que precisa ao expor o tema por escrito. Agora, se você necessita de uma resposta imediata para dar continuidade a um projeto importante, a conversa presencial é o mais indicado. Dentro de nossos atendimentos diários, reforçamos a nossa especialidade em responder e-mails de forma rápida e objetiva.

Vale ressaltar que, no caso do uso de dispositivos digitais para se comunicar, como aplicativos de mensagens, não se esqueça de que, quando utilizados para o trabalho, geralmente exigem uma linguagem mais formal.

 

  • Repasse mentalmente o que você quer transmitir

Ter uma comunicação efetiva envolve falarmos tudo o que precisa ser dito, desse modo, antes de entrar em uma reunião, repasse mentalmente o que tem a dizer. Com isso, você evita o risco de não mencionar algum ponto importante.

No caso de mensagem escrita, fica mais fácil, pois você pode formular melhor o que quer transmitir. Mesmo assim, releia o e-mail sempre antes de enviar para evitar erros.

 

  • Vá direto ao ponto

Outro aspecto importante para uma boa comunicação no ambiente corporativo é não fazer rodeios para apresentar um assunto. Quando se trata das relações de trabalho, o melhor mesmo é ir direto ao ponto e apresentar somente o que é necessário.

Portanto, ao elaborar uma comunicação que reforça o comprometimento e a identidade de uma empresa, é importante criar habilidades que favoreçam a compreensão de sua mensagem, resultando assim, no sucesso da empresa.

 

 

 

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Fonte:

https://carreiras.pucminas.br/qual-e-a-importancia-da-comunicacao-para-a-carreira/

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